terça-feira, 13 de novembro de 2007

Guia do Download

No Brasil não faltam discos rígidos prontos para serem preenchidos. Foram 7 milhões de computadores vendidos só nos primeiros nove meses deste ano. Nos últimos três meses, pela primeira vez, a venda para usuários domésticos superou a de máquinas corporativas. Os números são da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) para o mercado brasileiro. O recheio para tantas máquinas saindo da fábrica pode ficar mais barato. Isso sem abrir mão de qualidade e de variedade. O famoso download pode ser feito em depósitos populares, nos quais a avaliação de outros usuários ajuda a encontrar o programa que você procura. Os filtros (por tipo de licença, relevância, sistema etc.) são fáceis de utilizar.

- Organização

Baixar os programas da internet para seu micro demanda tempo. O usuário pode se valer de um gerenciador de download. Tais programas prometem acelerar a transferência, ajudam na organização, fazem serviços agendados e muito importante continuam a baixar arquivos cujo processo de recebimento tenha sido interrompido de forma anormal. Mas não basta só cuidar de como você recebe o conteúdo é preciso estar protegido contra as ameaças. Na carona de um programa útil, podem estar softwares maliciosos. Por isso, além de certificar-se da credibilidade das fontes, o usuário deve sempre ter um antivírus instalado. Nada disso adianta se os programas ficarem perdidos pelo disco rígido. Uma saída é baixar programas com interfaces agradáveis para vasculhar seu micro; há também opções que adicionam buscadores poderosos ao computador.

- Crie pastas para receber os arquivos da internet

Crie uma pasta dedicada a receber os programas por download. Dessa forma, é mais fácil encontrar onde estão os arquivos de instalação baixados ou gravar downloads importantes em uma mídia externa. Para criar um diretório no Windows XP, entre no ícone Meu computador, na área de trabalho do sistema operacional. Se quiser a pasta com os downloads fique na área de trabalho, selecione o diretório Desktop. Na barra do lado direito, selecione a opção Criar nova pasta. Quando você baixa um programa direto do navegador, uma janela se abre e pergunta o endereço em que o programa será guardado. Selecione a pasta criada para isso. Para gravar uma imagem da internet, basta clicar com o botão direito do mouse sobre ela e escolher a opção Salvar imagem como. Se fizer downloads de muitos tipos diferentes de arquivos como música, imagens, programas etc, vale a pena criar pastas para os tipos de documentos mais comuns recebidos. Para gravar uma imagem da internet, basta clicar com o botão direito do mouse sobre ela e escolher a opção Salvar imagem como. Programas com nomes semelhantes podem causar problemas, Setup é comum. Para não se confundir, na hora do download existe a opção de criar uma nova pasta. No alto da janela que se abre, ao lado da seleção do diretório, há um ícone de um arquivo com uma pequena estrela. Passando a seta do mouse por cima desse desenho, o usuário vê a descrição Criar nova pasta. Nesse caso, escolha como nome algo que identifique o programa que você está baixando.

- Softwares fazem busca rápida em todo o conteúdo do disco

O Copernic Desktop Search (www.copernic.com) cria uma barra de acesso no desktop que encontra arquivos mais rapidamente do que a pesquisa do Windows. A busca pode ser feita por tipo de documento mesmo e-mails do Outlook e Thunderbird, entre outros clientes nas opções expandidas. No site, ainda há a versão de teste de um soft que permite fazer busca no PC usando um celular.

- Gerenciadores tornam atividade mais produtiva

Existem bons programas para facilitar o download. Além de organizadores dos arquivos copiados da internet, eles aceleram a transferência. Esses softwares também conseguem retomar uma transmissão interrompida por desligamento da máquina ou por erro do usuário. Dessa forma, aquilo que já foi copiado para o computador não se perde.

- Pacote para escritório cria arquivo PDF

Não ocupa muito espaço nem exige muita memória de seu computador. Criar um arquivo PDF no BrOffice é fácil. Basta clicar em um ícone, que fica embaixo dos menus, com o símbolo do formato e salvar o documento como se faz normalmente. Usuários avançados podem instalar extensões (extensions.services.openoffice.org). Por exemplo, uma que integra o editor de texto a blogs, para a criação de posts com os recursos do Writer.

- Programas caros, como os editores de imagens, podem ser substituídos

É cada vez mais comum o desenvolvimento de freewares poderosos e complexos. As ferramentas para a manipulação de imagens, como o Gimp (gimp.org). Com vários recursos avançados e mais de cem plugins disponíveis, é uma boa alternativa ao Adobe Photo-Shop. Entre os editores de gráficos vetoriais, que buscam substituir o Adobe Ilustrador, destaca-se o Inkscape (inkscape.org). Animações em 2D com imagens vetoriais podem ser criadas com o Synfig (synfig.org). O blender (blender.org) é uma das mais conceituadas e completas soluções para trabalhos com gáficos tridimencionais. O editor de imagens Paint.NET (www.getpaint.net) foi eleito um dos cem melhores produtos deste ano pela “PC World”. O programa possui recursos de camadas. Mas o mais impressionante é o histórico de ferramentas usadas. Ele promete guardar todas as ações feitas durante o processo de edição, as ações ficam separadas por ícones que representam as ferramentas. Dessa forma, o Undo permite voltar atrás em todas as ações tomadas pelo usuário. Bem mais simples, o IrfanView (www.irfanview.com) serve para visualizar imagens. Ele realiza edições básicas como mudar o tamanho ou rotacionar uma foto e possui alguns efeitos sofisticados.


- Armazéns têm ranking social e busca detalhada

Grandes armazéns de software são fáceis de navegar. O brasileiro baixaki.ig.com.Br é um bom exemplo. A sua página inicial apresenta dicas de forma bastante clara. Na barra laranja, no alto, existem categorias. Cada uma possui uma organização semelhante à inicial, mas com destaques restritos ao seu tema. Usando a caixa de buscas, o site procura programas que tenham as palavras escolhidas em sua descrição. O superdownloads.uol.com.br também é um armazém completo, mas com uma interface mais confusa que o Baixaki e ele tem mais recursos, mas lotam a tela. É possível listar os programas por uma ordem baseada na média das notas sociais. Em inglês. A www.softpedia.com espanta pela quantidade de programas adicionados a todo momento, a maior parte é totalmente dispensável. O mérito do site é um adesivo que garante que o programa foi testado contra vírus e spywares, o que da segurança na hora do download. O sourceforge.net é uma comunidade de projetos em código livre. É voltada para desenvolvedores, mas o usuário encontra bons programas por lá.


- Softs de proteção estão entre os mais populares e necessários

Encher o disco rígido de presentes gratuitos da internet pode sempre resultar em uma surpresa desagradável. Por isso, é importante ter sempre um antivírus, um anti-spyware e um firewall atualizados, Procure baixar programas de fontes conhecidas e com credibilidade. A Grisoft (free.grisoft.com) possui um dos antivírus gratuitos mais populares, o AVG o programa mais baixado no site Download.com. Outro antivírus gratuito bastante utilizado é o Avast Home Edition (www.avast.com). No Download.com está outro programa de proteção. O anti-spyware gratuito Ad-Aware 2007 (www.lavasoftusa.com/products/ad_aware_free.phd), que, tem uma avaliação de quatro de cinco dos usuários. O Spybot – Search & Destroy (www.safer-networking.org/pt) também é uma boa opção de anti-spyware para usuário doméstico. A Zone Alarm (www.zonealarm.com) possui um popular firewall gratuito.

- Software livre tem espaço profissional

Parte dos desenvolvedores dos softwares livres trabalham por prazer e em busca de conhecimento, com esse tipo de programa, que pode ser distribuído e alterado de graça. Na infra-estrutura de tecnologias da informação, como servidores e sistemas operacionais, softwares livres como o Linux e o Web Apache são comuns. Atualmente, a USP está instalando o Centro de Competência em Software Livre, que terá prédio próprio. Entre os objetivos, está a prestação de assessoria na área para pessoas comuns, empresas e órgãos públicos.

BitTorrent é opção para compartilhar arquivos na rede. Um dos meios mais populares e eficientes de conseguir conteúdo gratuito na internet é o BitTorrent, um protocolo utilizado para compartilhamento de arquivos ponto a ponto. Nele, o arquivo a ser distribuído é dividido em pequenas partes. Assim que uma delas é baixada para o seu computador, ela já se torna disponível para que outros façam o mesmo. Isso acelera a velocidade dos Downloads, pois não é necessário ter o arquivo inteiro para compartilhá-lo. Para fazer os Downloads, é necessário instalar um programa cliente, como uTorrent, (Windows; utorrent.com), Transmission (Mac e Linux, entre outros; transmission.m0k.org), Azureus (Windows, Mac, Linux; azureus.sourceforge.net). Alguns browsers, como opera (opera.com), são compatíveis com BitTorrent. Após instalar o cliente, configure-o de acordo com a conexão. No uTorrent, basta acessar o menu Options e selecionar Speed Guide. Em connection Type, selecione a velocidade de sua conexão, e o programa fará uma configuração automática. Sites úteis para achar conteúdo para download são btjunkie.org, isohunt.com, mininova.org, torrentspy.com e torrentz.com.

Nenhum comentário: